Docentes da Área de Geologia
Afonso César Rodrigues Nogueira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1B
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Geologia e Geoquímica (sedimentologia) pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (2003). Bolsista de produtividade 1B do CNPq. Foi professor da Universidade Federal do Amazonas entre 1994 e 2006 e atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará e líder do Grupo de Análise de Bacias sedimentares da Amazônia (GSED). Foi coordenador do Programa de Recursos Humanos da UFPA (PRH06) da Agência Nacional de Petróleo (ANP) entre 2014 e 2018. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA (Nível 6 CAPES). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas deposicionais Pré-Cambrianos, Capas carbonáticas e extremos climáticos (snowball Earth), Sistemas petrolíferos pré-cambrianos e eo-paleozóicos, Geologia histórica meso-cenozóica da Amazônia.
Carlos Marcello Dias Fernandes
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado no Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2005). Concluiu seu doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia da Universidade de São Paulo (2009). Foi Professor Adjunto 1 junto à Faculdade de Geologia de Marabá (UFPA) entre 03/2010 e 12/2011. Atualmente é Professor Adjunto IV na Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências da UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia, Metalogênese e Metamorfismo, atuando principalmente no estudo do vulcanismo Paleoproterozoico do Cráton Amazônico e unidades arqueanas da Província Mineral de Carajás e adjacências. Coordenou projetos de pesquisa aprovados nos Editais Universais do CNPq, focados no potencial metalogenético do vulcano?plutonismo paleoproterozoico das regiões de São Félix do Xingu, Província Mineral do Tapajós e Santana do Araguaia, estado do Pará.
Joelson Lima Soares
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2006), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor adjunto, nível 2 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Sedimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: petrologia de rochas carbonáticas, icnologia, fácies sedimentares, estratigrafia, Neoproterozóico e capa carbonática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará desde de 2015 e pesquisador do Grupo Análise de Bacias Sedimentares da Amazônia (GSED).
José Bandeira Cavalcante da Silva Junior
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sedimentologia e estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de fácies e estratigrafia de depósitos neoproterozóicos e paleozóicos
Marcelo Cancela Lisboa Cohen
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1B
Graduação em Geologia (1995), Mestrado em Geologia e Geoquímica (1998) pela Universidade Federal do Pará e Doutorado (Magna Cum Laude) desenvolvido no Centro de Ecologia Marinha Tropical (ZMT) da Universidade de Bremen-Alemanha (2003). Pós-Doutorado no Laboratório de C-14 do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (2012). Pesquisador de Produtividade Científica do CNPq-Nível 1B e foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2015). Professor Associado da Faculdade de Oceanografia e do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA (CAPES Nível 6), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA entre os anos de 2014 e 2017. Tem experiência nas áreas de Oceanografia Geológica e Geoquímica Marinha, atuando principalmente nos temas: manguezal, variação no nível do mar e mudanças climáticas com base na palinologia, sedimentologia e isótopos.
Maria Inês Feijó Ramos (MPEG)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998); com parte do doutorado (sandwich/CNPq) na University of Aberystwyth, Reino Unido (1995-1997). Atualmente é pesquisador Titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, Membro do corpo editorial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais. Atua no Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de taxonomia de Ostracodes recentes e na Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: ostracodes do Neógeno e Quaternário da margem continental brasileira; ostracodes do Neógeno da Formação Solimões; Ostracodes Mioceno da Formação Pirabas; taxonomia, paleoecologia, paleooceanografia, paleobiogeografia e bioestratigrafia. Atualmente é Curadora dos Acervos de Rochas, Minerais e Fósseis do COCTE/Museu Emílio Goeldi.
Marlon Carlos França (IFPA)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
Pós-Doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) em Ciências - Isótopos Estáveis, Palinologia, Datação C-14 e Reconstituição Paleoambiental (2016-2017), com financiamento do CNPq e FAPESP. Doutorado com distinção (Magna Cum Laude) desenvolvido na University of Massachusetts (UMass-Amherst/Department of Geosciences) e na Universidade Federal do Pará (PPGG/UFPA), em Geologia e Geoquímica (2010-2013), com bolsa CNPq SWE. Possui mestrado em Geologia e Geoquímica - PPGG/UFPA - Brasil (2010) - FAPESPA. Especialista em Gerenciamento, Consultoria e Perícia Ambiental - Instituto de Ensino Superior da Amazônia - Brasil (2009). Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade de Franca - São Paulo - Brasil (2017) e Bacharel em Oceanografia - Universidade Federal do Pará - Brasil (2008). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), onde atua na Educação Presencial e a Distância (EAD). Orienta alunos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, mestrado e doutorado. Publica artigos na área de reconstituição paleoambiental no Quaternário Tardio e também na área de Recursos Naturais. Coordenador do Laboratório de Oceanografia e Estudos Paleoambientes do Instituto Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa de Sedimentologia e Dinâmica Ambiental no IFPA, além de fazer parte do grupo de pesquisa Reconstituição Paleoambiental do Litoral Norte e Sudeste do Brasil durante o Holoceno (Ambiente deposicional, vegetação e clima) financiados pelo CNPq, FAPESPA e FAPESP. Atualmente é Pesquisador Associado do projeto “Impactos das Mudanças Climáticas e Flutuações do Nível do Mar nos Manguezais Brasileiros em Escalas Secular e Milenar” na Universidade de São Paulo (USP), financiado pela FAPESP e Coordenador do projeto “Efeitos das Mudanças Climáticas Sobre a Distribuição dos Manguezais do Sul do Brasil”, financiado pelo CNPq. Tem experiência na área de Paleontologia, Limnologia e Oceanografia, com ênfase em dinâmica e mudanças ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Mudanças Climáticas, Palinologia, Isótopos Estáveis (C e N), Sedimentologia, Biogeoquímica e Paleoambientes.
Nils Edvin Asp Neto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
Nils Asp é Oceanógrafo, tendo se graduado em 1996 pela FURG, com mestrado em Geologia Marinha pelo PPGGeo/UFRGS (1999) e doutorado em Geologia Costeira pela Universidade de Kiel (Christian-Albrechts Universität zu Kiel) na Alemanha (2004). Entre 2004 e 2005 realizou pós-doutorado na UNIVALI com enfoque em Geomorfologia Costeira. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará - UFPA, onde atua desde 2005 no ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa. Nils Asp trabalha em colaboração com diversos pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior em diversos projetos, que têm resultado em publicações em periódicos e dezenas de trabalhos em eventos. Atua nas áreas de Oceanografia Física e Geológica, Geologia e Geomorfologia Costeira/Marinha. É credenciado como orientador nos Programas de Pós-graduação (UFPA) em Biologia Ambiental (PPBA), Geologia e Geoquímica (PPGG) e Oceanografia (PPGOC). Em 2014 foi eleito como membro afiliado (2014-2018) da Academia Brasileira de Ciências - ABC. De Outubro de 2017 a Setembro de 2018 realizou Programa de ES - Estágio Sênior no exterior pela CAPES, com os colegas Profs. Chuck Nittrouer e Andrea Ogston na School of Oceanography - University of Washington (Seattle/WA - EUA).
Pedro Walfir Martins e Souza Filho
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1B
Pedro Walfir M. Souza Filho concluiu a graduação em geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1993) e a especialização em geologia e geofísica marinha pela Universidade Federal Fluminense (1993). Concluiu o mestrado (1995) e o doutorado (2000) pela UFPA na área de geologia marinha e sensoriamento remoto geológico, respectivamente. É Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, onde atua desde 2002 e Pesquisador Titular do Instituto Tecnológico VALE Desenvolvimento Sustentável. Seus principais interesses em pesquisa são: origem e evolução de ambientes costeiros, geologia ambiental e mudanças de uso e cobertura da terra em áreas de mineração. É Pesquisador 1C do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período de 2008-2012. Atualmente é coordenador do Comitê de Oceanografia do CNPq.
Vinicius Tavares Kütter
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004), mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2006) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2011). Professor adjunto da Faculdade de Oceanografia da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Ciências Biológica, Oceanografia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação e poluição ambiental, biogeoquímica dos metais.
Docentes da Área de Geoquímica e Petrologia
Candido Augusto Veloso Moura
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1D
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1982) e doutorado em Geocronologia - University of New Hampshire (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente em geologia isotópica e geocronologia (U-Th-Pb, Sm-Nd, Rb-Sr) de terrenos do Neoproterozoico e Paleoproterozoico das províncias Tocantins e Borborema. Sua atuação científica se extende também ao uso da geologia isotópica em estudos de proveniência sedimentar de cinturões neoproterozoicos e de sucessões paleozóicas de bacias intracratõnicas. Adicionalmente, utiliza a geologia isotópica no estudo de águas naturais.
Claudio Nery Lamarão
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é professor associado-4 da UFPA e bolsista de produtividade-2 do CNPq. Desde 2002 é coordenador do Laboratório de Microanálises (MEV-Microssonda) do Instituto de Geociências da UFPA. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG-UFPA) entre 2017-2019 e atualmente coordenador (mandato 2019-2021). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em petrologia e geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: cráton amazônico, petrografia e geoquímica de granitoides paleoproterozoicos, química mineral, microscopia eletrônica de varredura, estudos de quartzo e zircão em catodoluminescência.
Davis Carvalho de Oliveira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1D
Professor associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA) no Instituto de Geociências. Possui graduação em Geologia pela UFPA (1998) e Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Geologia e Geoquímica pela UFPA. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - bolsista produtividade). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e Cartografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica, geocronologia, geoquímica isotópica e metalogenia das rochas da região de Carajás. Consultor Ad hoc do CNPq e de revistas científicas: Journal South American Earth Science, Precambrian Research, Brazilian Journal of Geology, Revista de Geociências da USP, Boletim do Museus Paraense Emílio Goeldi.
Jean Michel Lafon
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1D
Possui graduação em Geologia (1981), mestrado em Geologia (1983) e doutorado em Geocronologia pela Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc - França) (1986). Realizou pós-doutorado no BRGM, Orléans, França (1998). É Professor Titular da Universidade Federal do Pará e desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Geologia Isotópica do Instituto de Geociências. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia & Geoquímica da UFPA. Tem experiência na área de Geoquímica Isotópica, com ênfase na linha de pesquisa "Geocronologia e Evolução Crustal", desenvolvendo principalmente estudos geocronológicos e geodinâmicos dos terrenos arqueanos e proterozoicos da porção sudeste do Escudo das Guianas e do Craton Oeste Africano, e na linha de pesquisa "Geoquímica Isotópica Aplicada", desenvolvendo estudos com isótopos radiogênicos na área de Meio Ambiente, Geologia Costeira e Marinha e, Arqueometria. Orienta dissertações e teses na UFPA e atua como revisor de revistas nacionais e internacionais, lógico (CNPq - bolsista produtividade). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e Cartografia Geológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoquímica, Geocronologia, Geoquímica Isotópica e Metalogenia das Rochas da região de Carajás. Consultor Ad hoc do CNPq e de revistas científicas: Journal South American Earth Science, Precambrian Research, Brazilian Journal of Geology, Revista de Geociências da USP, Boletim do Museus Paraense Emílio Goeldi.Possui graduação em Geologia (1981), mestrado em Géologia (1983) e doutorado em Geocronologia pela Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc - França) (1986). Realizou pós-doutorado no BRGM - Orléans - França (1998). É Professor Titular da Universidade Federal do Pará e desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Geologia Isotópica do Instituto de Geociências. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia & Geoquímica da UFPA. Tem experiência na área de Geoquímica Isotópica, com ênfase na linha de pesquisa "Geocronologia e Evolução Crustal", desenvolvendo principalmente estudos geocronológicos e geodinâmicos dos terrenos arqueanos e proterozoicos da porção sudeste do Escudo das Guianas e do Craton Oeste Africano, e na linha de pesquisa "Geoquímica Isotópica Aplicada", desenvolvendo estudos com isótopos radiogênicos na área de meio ambiente, geologia costeira e marinha e, arqueometria. Orienta dissertações e teses na UFPA e Atua como revisor de revistas nacionais e internacionais.
Moacir José Buenano Macambira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1C
Graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Pará, onde foi professor desde 1984 e chefe do Laboratório de Geologia Isotópica. Doutorado em Geocronologia pela Universidade de Montpellier II (França, 1992) e pós-doutorado na Australian National University (Canberra, 2005). Tem aplicado isótopos em estudos de evolução crustal, incluindo rochas sedimentares e metalogênese, em várias regiões da América do Sul, especialmente no sudeste da Amazônia. Foi Diretor Científico da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (2011-15) e membro de sete diretorias regionais e nacionais da Sociedade Brasileira de Geologia, incluindo duas vezes Presidente Nacional. É Professor Titular aposentado e, atualmente, Voluntário da UFPA e Pesquisador Visitante na USP/FAPESP.
José Augusto Martins Corrêa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1986), doutorado em Geoquímica pela Universidade Friedrich Alexander (1994) e Pós-Doutorado em Mineralogia Aplicada pela Universidade Martin Lutter (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica ambiental, qualidade das águas, metais pesados, poluição de solos e síntese de materiais (hidróxidos duplos lamelares) a partir de resíduos.
Marcondes Lima da Costa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1A
Marcondes Lima da Costa, natural de Feijó-Acre, é graduado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1975), com mestrado em Geologia e Geoquímica pela mesma Universidade (1980) e doutorado em Mineralogia e Geoquímica pela Universität Erlangen-Nürnberg (Friedrich-Alexander), na Alemanha (1982) e com pós-doutorado em mineralogia-geoquímica pelo IG-USP (2001). Foi professor colaborador da Universidade Federal do Pará de 1976 a 1978, professor adjunto IV de 1982 a 2006, professor Associado IV da mesma Universidade até 2015, e desde então Professor Titular do Instituto de Geociências. Foi diretor do Instituto de Geociências de 1999/2000 e está como professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA. Foi coordenador deste Programa de Pós-Graduação nos períodos 1987 a 1989 e 12/2009 a 05/2012, bem como vice-coordenador de 2012 a 2014. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências - ABC e Curador do Museu de Geociências da UFPA. Edita o Boletim BOMGEAM - Boletim do Museu de Geociências da UFPA. Suas atividades de pesquisas estão centradas em Mineralogia e Geoquímica aplicada ao intemperismo tropical de rochas (solos, lateriitização e depósitos minerais associados), de monumentos históricos, de sítios arqueológicos com ênfase a TPA e material cerâmico associado,além do estudo de minerais de gema e depósitos quaternários. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Minealogia e Geoquímica Aplicada - GMGA"
Marco Antonio Galarza Toro
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marco Antonio Galarza, natural de Zaruma - Equador, graduado em Geologia - Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) Equador (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professor Associado II e Coordenador do Setor de Espectrometria de Massa do Laboratório de Geologia Isotópica (Pará-Iso), Instituto de Geociências/UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Espectrometria de Massa, Geocronologia e Geoquímica Isotópica (U-Pb-Hf-Nd-Sr), Geologia e Mapeamento Geológico. Orientador de mestrado e doutorado.
João Marinho Milhomem Neto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2010). Mestrado em Geologia (2012) e doutorado em Geoquímica e Petrologia (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA. É professor Adjunto da Faculdade de Geologia do IG-UFPA, onde ministra as disciplinas de Petrologia Metamórfica e Mapeamento Geológico 2, além das práticas de campo de Petrologia e Depósitos Minerais. Membro do Laboratório de Geologia Isotópica da UFPA (Pará-Iso) e do Grupo de Petrologia e Evolução Crustal (GPEC), tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, Geocronologia (U-Pb e Lu-Hf em zircão e Sm-Nd em rocha total), Geoquímica Isotópica (C, O e Sr em carbonatos) e Espectrometria de Massa, atuando principalmente na aplicação da metodologia combinada U-Pb e Lu-Hf em zircão por LA-ICP-MS em estudos de evolução crustal (Sudeste do Escudo das Guianas, Província Borborema e Cinturão Araguaia).
Roberto Dall'Agnol
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1A
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); doutorado em Petrologia com ênfase em granitos na Universidade Paul Sabatier (Toulouse, França, 1980). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2002; Pesquisador 1A do CNPq; professor aposentado da Universidade Federal do Pará, onde exerceu o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação de julho de 2005 a julho de 2009; Coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (GEOCIAM, março2009-janeiro2018) ; Membro do Grupo de Petrologia de Granitóides do Instituto de Geociências da UFPA (líder de 1988 a 2014); líder para a América do Sul do projeto IGCP-SIDA 599 The Early Changing Earth (IUGS-UNESCO,2011-2014); Pesquisador Titular do Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS; a partir de outubro de 2011), onde coordena Grupo de Pesquisa em Geologia Ambiental e Recursos Hídricos; Coordenador da Área de Geociências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Jan2005-Dez2010); Líder do projeto IGCP-510, A-type Granites and related rocks through time (IUGS-UNESCO, 2005-2010); Coordenou, no período de 2000 a 2006, o Núcleo Pronex "Magmatismo, evolução crustal e metalogênese de Carajás e províncias adjacentes". Representante da Comunidade Acadêmica no Comitê Gestor do Fundo Setorial Mineral (2006-2010). Membro Titular da World Academy os Sciences (TWAS, 2012). Desenvolve pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos, evolução crustal do Cráton Amazônico e mapeamento e background geoquímico.
Rômulo Simões Angélica
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq: Nível 1A
Rômulo Simões Angélica, nasceu no 2o domingo do mês de outubro de 1965, dia do Círio de N. Sra. de Nazaré, em Belém do Pará. GRADUAÇÃO em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1987), MESTRADO (1991) e DOUTORADO em Mineralogia e Geoquímica pela UFPA (1996) e Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha (1993-94), programa Sandwiche do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico); Pós-Doutorado na UNICAMP (2003-2004). Professor Associado IV do Instituto de Geociências da UFPA (desde 05/01/1998), Pesquisador 1A do CNPq e Membro Titular do Comitê de Assessoramento de Geociências (CA-GC) do CNPq (01/10/2016 a 30/06/2019). ***** Na UFPA ocupou os seguintes cargos: Chefe do Departamento de Geoquímica e Petrologia (2003); Coordenador do PPGG, Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (03/2012-02/2014); Presidente do Conselho Curador da Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT - Parque de Ciência e Tecnologia Guamá), entre 10/2016 a 10/2018; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (11/10/2016 a 09/11/2018). ***** RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO LCM - Laboratório de Caracterização Mineral (DRX, FRX, FTIR, DSC-TG, BET), do Instituto de Geociências da UFPA, em 01/1999; Laboratório de Aplicação da PANalytical (antiga Philips) para Região Norte do Brasil. ***** ATUAÇÃO: 1) MINERALOGIA APLICADA - Estudos multidisciplinares de caracterização mineral em argilominerais, zeólitas, agrominerais e outros minerais industriais; modificação da estrutura cristalina e síntese mineral. 2) GEOQUÍMICA DE SUPERFÍCIE - Intemperismo laterítico, prospecção geoquímica. Responsável pela descoberta de novas ocorrências minerais de zeólitas e bentonitas (Bacia do Parnaíba) e palygorskita (Bacia de São Luís-Grajaú). ***** ATIVIDADES ANTERIORES MAIS RELEVANTES: GEÓLOGO/GEOQUÍMICO da CPRM-Serviço Geológico do Brasil (11/03/1991 a 02/01/1998). Recebeu os Prêmios MARTELO DE PRATA (1998) e MEDALHA DE OURO HENRI GORCEIX (2014), da SBG - Sociedade Brasileira de Geologia. Pesquisador Colaborador Voluntário do Instituto de Geociências da Unicamp (04/2003 a 03/2005). Representante do Brasil no projeto Mapa Geoquímico Internacional (IGMP, 259) do Programa Internacional de Correlação Geológica - IGCP, entre 1991 e 1993. Missão Internacional na Guiana (1997) e Suriname (1999), pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamarati; consultoria aos Serviços Geológicos desses países em projetos de Prospecção Geoquímica Regional e Meio Ambiente. ***** Ministrou cursos de curta duração de DIFRATOMETRIA DE RAIOS-X (Método do Pó) na Unicamp, UFAM, UFRN, UFPE, UFMT, UFPI, UEM, UDESC, UFCG, UFC, UNIFESSPA e IFMA, além de mini-cursos em eventos nacionais. Coordenou projetos de pesquisa do CNPq (Universal e CT-Mineral), FINEP (CT-INFRA) e FAPESPA/ITV/FAPs, desde 2005, relacionados aos temas de atuação e que possibilitaram a aquisição dos principais equipamentos do LCM. ***** Consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FINEP, FAPESP e outras FAPs estaduais. Membro da Câmara de Assessoramento (Ciências Exatas e da Terra) da FAPESPA (Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa).
Simone Patrícia Aranha da Paz
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bolsa PQ CNPq:
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará - UFPA/2007, mestrado em Geologia e Geoquímica pela UFPA/2010 e doutorado em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP/2016. Atualmente é Professora Adjunta II da Faculdade de Engenharia Química, Coordenadora do Laboratório de Caracterização Mineral (DRX, FRX, FTIR, DSC-TG e BET) e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (PRODERNA) e Geologia e Geoquímica (PPGG), na UFPA. Desenvolve pesquisas na grande área Ciências da Terra e Engenharias, com ênfase em: Caracterização Tecnológica, Mineralogia Aplicada e de Processo, Processos Minerometalúrgicos, Agrominerais & Fertilizantes Alternativos e Síntese de Materiais Cerâmicos Funcionais. Vem apresentando novas propostas de aproveitamento de rejeitos minerais na produção de novos materiais e, no desenvolvimento-otimização de métodos de caracterização tecnológica e de controle na indústria mineral.